Transporte em Santiago

Oláaa gente boniitaa! Como vão vocês?

O post de hoje é de utilidade pública, digamos (ou uma espécie de guia). Vim trazer um resumão dos meios de transporte disponíveis na cidade de Santiago pra tentar ajudar você, que vem passear por essas bandas, a não se perder e nem sair no prejuízo. Vamos lá.

meio de transporte dizlu

MetroSantiago

Ahhhh, o metrô, o tipo de transporte coletivo que se desloca sobre a linha tênue entre o amor e o ódio. Vou confessar, sou fã de metrô. Isso pode ser, em partes, devido ao fato de eu ser caipirona do interior e ter conhecido o metrô um tanto que tardiamente na vida. Mas, convenhamos, só o fato de não haver trânsito e nem engarrafamento já lhe dá um belo crédito.

metrosantiago 2016 dizlu

Falando de Santiago especificamente, as linhas de metrô funcionam muito bem e te levam à maioria dos pontos importantes da cidade. É perfeito? Não. Te leva para ABSOLUTAMENTE TODO lugar? Não MESMO. Mas, definitivamente, é meu preferido. Como vocês podem ver no mapa acima, as linhas ainda são um pouco limitadas (principalmente comparado à São Paulo, por exemplo), mas novas estão sendo construídas e a previsão é de ter uma rede muito mais abrangente até o final de 2017.

O site do metrô de Santiago é bem completo e, nele, você pode calcular o tempo do trajeto entre as duas estações que te interessam e ver explicadinho como você chega em determinada estação, pelo planificador de viagem (também é possível baixar um aplicativo de celular da MetroSantiago, não é lindo?) e consultar as tarifas vigentes aqui. Você pode comprar o passe único recarregável (tarjeta Bip!) ou individuais, não tem erro. No site e no twitter (@metrodesantiago) também informam a situação de cada linha (operante ou com qualquer problema).

metro santiago dizlu

Esteja atento: as linhas 2, 4 e 5 operam em Ruta Expresa nos horários de pico. Isso significa que o trem só para nas estações correspondentes a Ruta Verde ou Roja (vermelha), praticamente uma sim e outra não (consulte todas essas informações da seção Guia del Viajero, no site do Metro).

Ônibus

transantiago dizlu

O sistema de ônibus de Santiago também é bem completo e te leva a qualquer canto da cidade. No site da TranSantiago você encontra todas as informações que precisar, mas sendo sincera, use o Google Maps ou aplicativos similares. Eu sou uma pessoa cabeçuda (leia: não consigo decorar números e horários de ônibus com facilidade), então eu vou lá no meu Maps, coloco o lugar pra onde quero ir, e ele me fala quais linhas de metrô e/ou ônibus tenho que pegar, a que horas e quanto tempo demora. É maravilhoso. Pedi indicação dos chilenos e eles me disseram que usam o Maps, o Paraderos (app Chileno) e o Moovit (que ouvi dizer ser o melhor de todos) e alguns até te falam em quanto tempo seu ônibus vai chegar (sim, eu me impressiono fácil)!

tarjeta bip transantiago dizlu

Para tomar um ônibus aqui você precisa adquirir o passe único (tarjeta Bip!), e ele dá integração com o metrô, o que é ótimo (as passagens seguem o valor do metrô também, tá).

Táxis

Antes de qualquer coisa, cuidado com eles. Se tem uma coisa que a maioria dos taxistas de Santiago é, essa coisa é tranqueira, sem vergonha, ladrão, _______(insira seu palavrão aqui)___. Não gosto de generalizar, mas cara, é f*da. Na maioria das vezes o golpe se dá por um aparelho que adultera o taxímetro. O motorista vai apertando um botãozinho atrás do volante e a corrida sai BEM mais cara do que deveria. A solução que eu arrumei pra isso foi não pegar mais táxis na rua, somente chamando por aplicativo de celular. Eu uso o Easy Táxi e ele resolveu esse problema, pois os taxistas são de certa forma monitorados e podem ser avaliados pelos clientes. Use o app e você não passará raiva.

A foto acima é só de um táxi ilustrativo (mas me segue no instagram também, vai? :D).

Bom, pessoal, esses são os três principais meios de transporte dentro de Santiago. Farei outro post com dicas para quem quer transitar entre diferentes cidades ou chegar em pontos turísticos mais afastados. Estou reunindo contatos de motoristas particulares também, caso ajude.

Mais uma vez, estou à disposição para tirar quaisquer dúvidas e ajudar no que for possível. É só deixar um comentário aqui embaixo que eu respondo rapidinho! Siga o blog no instagram e curta a Fanpage, aí também podemos nos comunicar por lá! Pra quem curte o snapchat, estou me adaptando a ele ainda, então segue @diz.lu lá também e me ensina a mexer nesse troço, por favor! hahaha

Beijos e até mais! :*

Obs: a ideia é manter esse post sempre atualizado, então se tiverem mais informações também, podem me mandar, que eu incluo com os devidos créditos! Obrigada!

Leave a comment

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *