Puerto Varas: como chegar e onde dormir

Puerto Varas é uma cidadezinha no sul do Chile, mais precisamente na Región de los Lagos (ou VIII Región), a pouco mais de 1000 km “pra baixo” de Santiago, e foi o lugar que eu e meu irmão escolhemos pra passar o réveillon. Como passeamos bastante por lá e pelo alrededor, resolvi montar um pequeno guia do que a gente viu e do que eu acho que vale a pena visitar.

Puerto Varas 1 lago llanquihue

Esse primeiro post será sobre como chegar e onde se hospedar na cidade de Puerto Varas em si que, como vocês podem ver na foto acima, é linda demais *-*. A cidade está à beira do lago Llanquihue, com vista aos vulcões Osorno e Calbuco (esse aqui, que deu trabalho em abril de 2015).

Puerto varas vulcão calbuco lago llanquihue.JPG
Vulcão Calbuco
Puerto varas vulcão osorno lago llanquihue.JPG
Vulcão Osorno

Vamos lá. Primeiramente…

Como chegar em Puerto Varas?

Há duas possibilidades: Avião ou busão amigo.

Indo via aérea é necessário pegar um vôo até a cidade de Puerto Montt (as companhias aéreas que fazem esse trecho são a LAN e a SKY), que fica a 20 km de lá, e então tomar um táxi ou ônibus. Os ônibus de Puerto Montt a Puerto Varas saem mais ou menos a cada 20 min e custam MUITO barato (cerca 1000 pesos chilenos -6 reais aprox. em fev/2016 – acompanhe a cotação do peso chileno aqui ou aqui), porém há o deslocamento do aeroporto ao terminal, o que talvez acabe não valendo a pena, uma vez que os táxis cobram de 15 a 18 mil pesos (de 80 a 100 reais aprox.- fev/2016).

Ônibus Cruz del Sur
Busão amigo

Outra opção é pegar o busão amigo de Santiago direto a Puerto Varas, assim como eu fiz. Sim, são mais de 1000 km. Sim, isso dá umas 13h de viagem. Sim, é cansativo. Mas sim, valeu a pena e não me arrependi. Várias empresas fazem esse trajeto, mas as principais são Turbus e Cruz del Sur (no site Recorido você pode consultar outras empresas e valores). A última geralmente tem preços mais amigáveis e, por isso, foi a minha escolhida. Pagamos $ 25.000 CLP (pesos chilenos – 130 reais aprox. – fev 2016) cada passagem, com direito até a ‘comissário de bordo’ se certificando de que todos estavam confortáveis, felizes e quentinhos (com os cobertores fornecidos – mesmo esquema de avião) e, claro, bem alimentados de manhã (servem café e lanchinho). Vale dizer que nunca peguei ônibus de muito longas distâncias no Brasil, então não sei como funciona, mas aqui o serviço foi realmente muito bom.

Beleza, você conseguiu chegar. E agora?

Onde dormir em Puerto Varas?

Pesquisando no Booking.com você encontra diversas opções e valores de hospedagem em Puerto Varas, mas já adianto que os principais hotéis são meio salgados. Nós ficamos hospedados numa pousada que não está no booking, o Hostal Carla Minte, que foi indicado pela minha amiga e prof de espanhol (oi, Paula! Obrigada :D). Sinceramente, foi a melhor opção. Pagamos $ 40.000 (230 reais aprox – fev/2016) por noite num quarto duplo com café da manhã (delícia) incluído. A dona Carla, assim como muita gente na região dos lagos, é descendente de alemães e muito boazinha. A pousada tem poucos quartos e é super aconchegante, sem contar que está a uma quadra do lago Llanquihue e a 10 minutos de caminhada do centro de Puerto Varas (como referência, fica pouco atrás do Hotel Cumbres). Não precisa de mais nada.

Puerto varas hotel cumbres lago llanquihue
Vista da nossa janela (sim, esse é o Hotel Cumbres bem na frente do lago Llanquihue)
Hostal Carla Minte Puerto Varas
Frente da pousada (como sou cabeçuda, não tirei foto, aí peguei essa no TripAdvisor)

Bom, espero não ter me esquecido de nada. Em breve teremos posts sobre o que fazer e onde comer na cidade, além dos passeios turísticos, agências e preços. Hasta pronto! Que estén bien!

Obs: Mais informações na página da cidade.

Acompanhe a série de posts sobre a Região dos Lagos:

6 thoughts on “Puerto Varas: como chegar e onde dormir

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *